Avançar para o conteúdo

POUPREV

Aposentadoria

As pessoas com mais de 60 anos estão ativas – saem para trabalhar, se divertir, cuidar da saúde. Trata-se da economia prateada – a parte da economia que é relevante para as necessidades e demandas dos idosos.

Também conhecida como economia da longevidade, ela é a soma de todas as atividades econômicas que atendem as necessidades de pessoas com 50 anos ou mais, incluindo os produtos e serviços adquiridos por eles e a consequente atividade econômica que esses gastos geram.

Mesmo aposentados, a maioria é ativa.
Pensando nisso, vale refletir sobre como usufruir uma aposentadoria saudável e sustentável.

“Financeiramente falando, se a gente entra no mercado de trabalho aos 22 e aposenta aos 65 anos, teremos trabalhado por 43 anos – e tendo que se planejar para uma aposentadoria que pode durar 35 anos ou mais. Isso pode até funcionar para alguns, mas é matematicamente impossível para a maioria.”
Catherine Collison
Diretora-executiva do Aegon Centro de Longevidade e Aposentadoria

A declaração acima nos faz pensar sobre o que planejamos para o futuro. A diferença entre o que é financeiramente ou matematicamente viável é um ponto de reflexão importante na aposentadoria. Há mais idosos no Brasil e no mundo. E a tendência é que a proporção de pessoas com mais de 60 anos só aumente nas próximas décadas. Vamos viver mais e passar mais tempo como aposentados e ativos. Por isso, refletir sobre como nos manter ativos, criativos e funcionais na terceira idade é fundamental. Sejam bem-vindos à economia prateada!

MATURI

A maior comunidade 50+ do Brasil. Conheça essa iniciativa que valoriza a experiência e a potência da maturidade.

Acessar a Comunidade

INSTITUTO DE LONGEVIDADE

Já ouviu falar? O Instituto de Longevidade é uma associação sem fins lucrativos idealizada pela MAG Seguros que estuda os impactos socioeconômicos do envelhecimento e oferece soluções para auxiliar a conquista da Longevidade Financeira.

Acessar o Instituto